Existem muitas lendas que contam a possível origem do café. A lenda mais divulgada diz que o café teve origem a mais de mil anos, nas montanhas da Etiópia, antiga Abissínia, onde vivia um pastor de cabras chamado Kaldi. Este pastor observou que suas cabras ficavam mais alegres e saltitantes quando mastigavam os frutos de arbustos existem no pasto. Kaldi levou os tais frutos até um monge da região, que ao experimentá-los, notou uma agradável sensação de alegria, motivação e bem estar. O monge preparou então uma infusão com estes frutos para ser consumido durante as longas horas de orações nos monastérios. Mas o resultado da infusão foi uma bebida de sabor amargo, o que fez com que o monge lançasse os frutos ao fogo, que surpreendentemente, começaram a torrar e exalar um perfume forte e delicioso. Uma nova infusão foi preparada, desta vez com os frutos torrados. Logo os monges estavam seduzidos pelo novo sabor e aroma da bebida.
Os registros históricos indicam que a planta surgiu em meados do ano 575 e foi levada ao Iêmen por volta dos anos 1200, tendo chegado aos paises árabes a partir do século XV. A Arábia foi a região responsável pela disseminação da cultura do café pelo mundo e também tinha o total controle sobre seu cultivo, preparo e comércio. O nome café é originário da palavra qahwa, que significa vinho em árabe. Quando o café chegou a Europa, no século XVI, era conhecido como vinho da Arábia .Existem muitas lendas que contam a possível origem do café. A lenda mais divulgada diz que o café teve origem a mais de mil anos, nas montanhas da Etiópia, antiga Abissínia, onde vivia um pastor de cabras chamado Kaldi. Este pastor observou que suas cabras ficavam mais alegres e saltitantes quando mastigavam os frutos de arbustos existem no pasto. Kaldi levou os tais frutos até um monge da região, que ao experimentá-los, notou uma agradável sensação de alegria, motivação e bem estar. O monge preparou então uma infusão com estes frutos para ser consumido durante as longas horas de orações nos monastérios. Mas o resultado da infusão foi uma bebida de sabor amargo, o que fez com que o monge lançasse os frutos ao fogo, que surpreendentemente, começaram a torrar e exalar um perfume forte e delicioso. Uma nova infusão foi preparada, desta vez com os frutos torrados. Logo os monges estavam seduzidos pelo novo sabor e aroma da bebida.
Os registros históricos indicam que a planta surgiu em meados do ano 575 e foi levada ao Iêmen por volta dos anos 1200, tendo chegado aos paises árabes a partir do século XV. A Arábia foi a região responsável pela disseminação da cultura do café pelo mundo e também tinha o total controle sobre seu cultivo, preparo e comércio. O nome café é originário da palavra qahwa, que significa vinho em árabe. Quando o café chegou a Europa, no século XVI, era conhecido como vinho da Arábia . |